Notice: Undefined variable: options in /home/u465804285/public_html/plugins/system/bot_speedy.php on line 126
Mensagem de internautas do sitedegoias, o site da cidade de goiás e região. Todos os emails publicados aqui possuem teor de responsabilidade dos seus autores. Deixem aqui suas mensagens e comentários, basta nos enviar mensagem através do link Fale Conosco ou pelo email sitedegoias@yahoo.com.br
Banner

Mensagem de internautas do sitedegoias, o site da cidade de goiás e região. Todos os emails publicados aqui possuem teor de responsabilidade dos seus autores. Deixem aqui suas mensagens e comentários, basta nos enviar mensagem através do link Fale Conosco ou pelo email sitedegoias@yahoo.com.br

Email enviado pelo internauta Leonel Cupertino

Por Leonel Machado Cupertino de Barros Neto

17 anos, Estudante, Funcionário da Fundação Pró-Cerrado.

 

Análise do cenário político recente e futuro na Cidade de Goiás.

 

Na Cidade de Goiás, a união de famílias rivais estranhou até o mais otimista dos Peemedebistas, ver Márcio Caiado (PP) junto de seu batalhão de secretários, assessores e funcionários, somados a ex-secretários e ex-funcionários do governo Curado (PMDB) e ainda correligionários da ex-secretária de educação Selma Bastos (PT) foi algo extremamente surpreendente.

Mesmo assim, com um bloco de pessoas envolvidas, Íris não atingiu votos suficientes para derrotar a popularidade vilaboense de Marconi. O tucano obteve quase 60% dos votos, exatos 8.327 votos, uma diferença de 2.665 votos, diferença relativa, se levarmos em conta a união de três forças políticas em prol de uma só coligação. Todos deram as mãos a Íris, subiram no salto e perderam as eleições para um só homem, com uma só força, que prevaleceu desde o início.

Íris Rezende estava certo em afirmar que "tudo que podia ser feito, foi feito!" e mesmo assim teve que ser subserviente a vontade do povo de Goiás.

Vila Boa considerou os benefícios que Marconi Perillo trouxe para a cidade, em especial o FICA, principal evento cultural do estado, um dos mais bem vistos do mundo, cuja sede não poderia ser outra. Na Cidade de Goiás agora será dada a largada para mais duas eleições: a presidência da câmara municipal, já que o mandato de presidente do vereador César Caiado de Castro (PMDB) encerra-se em dezembro. Vereadores da base aliada de Marconi, Reginaldo Adorno (DEM), Íris Machado (PSDB) e Zé Capilé (PSDB) tem grande capacidade de garantir uma vaga na mesa que preside a casa, mas, não poderiamos deixar de citar quem corre por fora, como a vereadora Zilda Lobo (PP) que aderiu a campanha de Marconi Perillo neste Segundo Turno. De fato, algo já está conchavado, nos resta apenas aguardar.

Outra eleição que já está na boca das pessoas é a de prefeito. Márcio Caiado tem garantido serenidade e estabilidade à sua administração, com forte apoio do governo Alcides nesses dois anos, além de forte apoio da imprensa e de nomes políticos já consagrados, como os do Deputado Federal eleito novamente, Ronaldo Caiado. Basicamente quatro questões estão latentes diante desse "provável" quadro político em Goiás: Márcio lançará um sucessor? O PSDB está em consenso? O Democratas, base aliada do PSDB irá lançar algum candidato? O PT em Goiás irá unir-se com o PMDB?

Dentro dessas quatro questões, muitas consequências podem vir a tona até o futuro próximo de 2012.

Primeiro: Márcio irá obter êxito na sucessão? Quais os nomes que ele pode lançar? O leque de opções é grande, mas, nomes de peso são complicados, haja visto que uma parte do PP desuniu-se nessas eleições para Governador e podem puxar o terno de Marconi Perillo pedindo um pouco de atenção.

Segundo: O PSDB talvez seja hoje o partido mais decidido e mais indeciso para 2012, muitos nomes, muitos já fazendo campanha e muitos até contando com a vitória. A alta cúpula do partido em Goiás terá que bater de frente com os novatos, já que alguns velhos conhecidos nossos deverão tentar novamente o pleito daqui a dois anos, resta saber-nos se isso vai surtir algum efeito.

Terceiro: Uma possível dor de cabeça para o PSDB seria o lançamento de um candidato próprio do Democratas, mas, não vai ser assim tão simples, apesar de poucos nomes de expressão e de um pré-candidato já pré-definido, a cúpula maior do partido está rente a Márcio Caiado, embora haja uma nítida rachadura no partido, visível nessas eleições de 31 de outubro. O presidente tem o apoio maciço do prefeito e de Ronaldo Caiado, mas, futuras alianças com o PP em Goiás devem ser descartadas, uma andorinha só não faz verão, o DEM precisa de muito jogo de cintura, tanto com o PP de Márcio Caiado, quanto com o PSDB de Gustavo Izac, haja coração e disposição.

Quarto: O PT tem sua candidata definida desde 2008, conseguiu grande apoio dos jovens e tirou uma quantidade respeitável de votos, se considerarmos o pouco prestígio e pouca expressão do partido em solo vilaboense. Uma união com o PMDB seria o sonho de consumo dos petistas de Goiás, mas, lidar com o partido de um ex-prefeito ainda com condições de brigar pelo retorno não vai ser tão fácil assim, o PT não deve nunca desprezar o apoio do PMDB, porque pode estar nele a passagem para um governo nunca antes visto na história de Vila Boa.

Mas, como dizem: há muita água para rolar embaixo dessa ponte, certamente esse bloco de partidos que se fez contra Marconi Perillo já estava separado assim que foi anunciada a vitória do tucano. É aquela típica frase: se não pode com eles, junte-se a eles. Só que dessa vez não deu muito certo. Nos resta apenas aguardar, porque não vai ser nem de longe uma eleição fácil, a de 2012.

 

 

 

Íris Rezende estava certo em afirmar que "tudo que podia ser feito, foi feito!" e mesmo assim teve que ser subserviente a vontade do povo de Goiás.Íris Rezende estava certo em afirmar que "tudo que podia ser feito, foi feito!" e mesmo assim teve que ser subserviente a vontade do povo de Goiás.Íris Rezende estava certo em afirmar que "tudo que podia ser feito, foi feito!" e mesmo assim teve que ser subserviente a vontade do povo de Goiás.

Last Updated (Monday, 12 March 2012 18:42)

 

Email enviado pelo internauta Leonardo Vinícius Campelo

Revitalização da Estrada Real será uma das ações.

 

A Estrada Real da região da Cidade de Goiás era o caminho por onde passavam as tropas de mulas carregando o ouro do estado de Goiás para São Paulo, Rio de Janeiro e seus portos, com destino à Coroa Portuguesa.  A estrada ligava Vila Boa de Goiás ao extinto povoado do Ferreiro e depois Ouro Fino. A partir daí, chegava-se à região de Itaberaí, depois Pirenópolis, minas de Santa Luzia e à travessia do rio Grande. À época, período Brasil Colônia, esse era o único caminho indicado e autorizado por ser o mais seguro para se evitar roubos e contrabandos. A Estrada Real é de grande importância histórica e a sua revitalização chega em boa hora, tendo em vista que a mesma encontra-se atualmente perdida entre áreas de pastagens de velhas fazendas.
Além da revitalização, haverá trabalhos na drenagem da água pluvial no centro histórico e adjacências; mobilidade urbana, e revitalização dos córregos Manoel Gomes e da Prata. Os benefícios chegam por intermédio do PAC Cidades Históricas. O Programa é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
A capital Goiânia também  foi contemplada pelo Programa, bem como os municípios de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Pilar de Goiás. Foram celebrados cinco Acordos de Preservação do Patrimônio Cultural – APPCs, no dia 20 de dezembro de 2010, entre o Iphan, o governo estadual goiano e as prefeituras das cinco cidades beneficiadas supracitadas. Os Acordos terão vigência de quatro anos a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, já ocorrida no último dia 23.
>>> Fonte das informações e subsídios: Iphan-GO e Wikipédia <<<

Last Updated (Wednesday, 12 January 2011 14:48)

 

Email enviado pelo internauta Valderi Marques Ferreira em 09/11/2010

Cidade de Goiás-Go “Patrimônio da humanidade”.

História.                     Turismo.                    Cultura.

  

História do turismo em Cemitérios, há certeza que à preservação resgata à memória.

É Preciso à restauração dos Cemitérios: São Miguel de Arcanjo e São Vicente (Bacalhau). A necessidade da recuperação dos Cemitérios tem que ser uma das prioridades, apesar de parecer estranho, mas poderá incluir o espaço em um roteiro turístico. Considero positiva a idéia, pois o material usado para jazigos, lápides, escritas e a forma de construção dos túmulos servem como interessantes fontes históricas, têm nomes nas lápides que são de simplicidades, pioneiros e bairrista que será uma referência e mais uma possibilidade de visitação para quem vem para a Cidade de Goiás. Aos moradores daqui resta à preservação, é uma forma de novas gerações conhecerem os costumes daqueles que estão sepultados lá.

A conservação dos Cemitérios é importante para o município porque ajuda a resguardar a memória da cidade, além disso, é uma forma de mostrar respeito aos precursores da cidade e a arquitetura típica da época. Há de ser organizado em arquivos históricos a relação dos pioneiros emigrantes, aí o Cemitério é uma fonte de pesquisa e cuidado.  Ainda há de ter pessoas que respeita e tem cuidado de guardar a coisa pública, e não ser usado para fins de tramóia ou lucro pessoal, seja ato de corrupção do modo que está lá... Até parece mal zelo é falta do respeito a nossa história e cultura. Até parece que não tem.

 

Valderi Marques Ferreira

Last Updated (Wednesday, 10 November 2010 07:32)

 

Email enviado pelo internauta Valderi Marques Ferreira em 07/11/2010

Infelizmente perdemos a oportunidade de acompanhar a transformação e elevação do crescimento político-econômico com mais rapidez no estado. Perdemos muito, temos agora de agüentar, olhar em âmbito e estarmos atento, pois o ranço do tempo novo principalmente aqui na cidade de Goiás estabeleceu seu grupo de apaniguados, fixa suja que se julgam dono da cidade. Felizmente ganhamos a presidência da república na união histórica que Goiás já viu... Nosso município promovendo o desenvolvimento razoável. É sabido que detentores de sectário vangloriam, até festejam. Mas...! Pelo seu conceito próprio, esta anomalia que levam a um só rumo, chegar a lugar nenhum; Com tranqüilidade sem egoísmo podemo-nos fortalecer com grande intensidade, mas se ficarmos parados, e não irmos em busca dos que foram iludidos por promessas até vendidos suas consciências, e os que estão desiludidos morreremos definitivamente. Por tudo isso, estou convicto de que a união e o diálogo maduro é indispensável na busca de uma solução que contemple a multiplicação de oportunidades de trabalhos decente em nosso município.

Valderi Marques Ferreira

Last Updated (Monday, 08 November 2010 18:09)

 

Email enviado pelo internauta Luís Fernando em 02/11/2010

Vimos nesta eleiçao a nivel nacional uma campanha de ódio por parte de um candidato que queria ganhar a todo custo, pois vinha em sua legenda um fim melancólico de uma direita estagnada, uma direita ultra-reácionaria ,contra um governo que saiu com 80%de bom e otimo pois se levarmos em conta o regular fica 97% e  o povo escolheu pela continuidade ja que alternancia de poder em um pleito onde existe reeleiçao é algo estranho.

As proximas eleiçoes ja estao em disputas visto como terminou esta em nossa cidade,os dados estao rolando e o terrorismo das proximas poderá deixar esta como um simples joguinho de forças. É importante  a oposiçao marconista continuar firme, e  em goiás devera alem da oposiçao politica Marconista haver uma oposiçao forte contra as oligarquias que muitas vezes vestem roupas de cordeiros  e buscam farois em um passado nebuloso garantir a continuidade do poder pelo poder, vamos torcer pela mulher em Brasilia pra saber como sera daqui dois anos

Last Updated (Monday, 08 November 2010 18:04)

 
More Articles...

As mais recentes notícias da cidade de Goiás e região por tópicos

Tempo Agora
Últimas Notícias
Banner
Enquete
Goiás está mais carente em qual das seguintes áreas?
 
Dicionário

Internautas
Espaço dos internautas conectados. Comentários enviados ao sitedegoias.
Banner
Clique aqui e veja como deixar o seu
Newsletter

Envie seu email e receba nossos informativos.







Acessos