Notice: Undefined variable: options in /home/u465804285/public_html/plugins/system/bot_speedy.php on line 126
Pequi da Cidade de Goiás
Banner

Pequi da Cidade de Goiás

pequiO Pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro, em especial do cerrado goiano. O fruto tem sido ao longo do tempo utilizado na gastronomia goiana de diversas maneiras.

Pequi com arroz, pequi com frango caipira, pequi com carne de porco e várias outras combinações recheiam os pratos dos goianos. O fruto tem um aroma marcante e um gosto inesquecível. Existe uma piada que diz assim: pequi é bom para memória, quem come nunca esquece.

A cidade de Goiás é privilegiada, em sua volta encontramos pequizeiros com fartura, a população local sai em busca do fruto que deve ser colhido no chão após sua queda e nunca na árvore O pequi colhido na árvore é chamado pelos moradores de Goiás Velho de pequi vara e tem um gosto amargo. Após colhido ele é descascado e surge então um caroço com um amarelo que lembra o nascer do sol. É comum as pessoas trazerem sacos e sacos do fruto após as andanças por fazendas em volta da cidade.

flor_de_pequiOs pequizeiros anunciam o fruto através de suas flores que possuem uma rara beleza. A época do pequi, ou o tempo do pequi, como os vilaboenses dizem se inicia em outubro e dura em torno de dois meses. Nesse período ao caminhar pelas ruas da cidade não são raros os momentos em que sentimos o cheiro do fruto sendo preparado em diversas cozinhas por mãos habilidosas. Dizem os moradores da Cidade de Goiás que o Pequi de vila boa é o mais saboroso do Brasil, completam a “explicação técnica” afirmando que o fato do fruto ser menor que o proveniente do norte do país o deixa com o gosto mais concentrado, portanto, bem mais gostoso.

Nestes dois meses, a maioria das casa de vila boa tem pequi, é como se o fruto se disseminasse. Há um censo coletivo de que é necessário o preparo em cada cozinha de um ou mais pratos com pequi neste período. As pessoas perguntam umas as outras: Já comeu pequi este ano? Aqueles que tem mais do fruto dividem com os vizinhos e assim quase todos da cidade saboreiam o delicioso pequi, nem que seja uma vez só.

Existe uma peculiaridade que só pertence ao pequi, talvez aí esteja o componente principal de sua magia. Ele não pode ser mastigado, seu interior é repleto de minúsculos espinhos que grudam em toda a boca com facilidade. A maneira adequada de comer o fruto é segura-lo com os dedos, colocá-lo na boca e raspá-lo com os dentes. E assim caroço por caroço vai compondo o ritual.

Essa é a história do pequi vista através de sua cidade natal, que as outras me permitam denominar a cidade de Goiás assim. A importância do fruto para a cultura local é tão grande que houve por um tempo na cidade a Festa do Pequi. Neste ano existe um projeto em andamento para que a festa retorne.

Experimente o pequi daqui!!

 

Autor: sitedegoias

Last Updated (Friday, 27 August 2010 23:34)

 

As mais recentes notícias da cidade de Goiás e região por tópicos

Tempo Agora
Últimas Notícias
Banner
Enquete
Goiás está mais carente em qual das seguintes áreas?
 
Dicionário

Internautas
Espaço dos internautas conectados. Comentários enviados ao sitedegoias.
Banner
Clique aqui e veja como deixar o seu
Newsletter

Envie seu email e receba nossos informativos.







Acessos