Notice: Undefined variable: options in /home/u465804285/public_html/plugins/system/bot_speedy.php on line 126
Cultura
Banner

Cultura

Escritor cearense lança livro sobre Cidade de Goiás

Foi lançado ontem, no Museu das Bandeiras, na Cidade de Goiás, o livroVeredas de Goyaz – Viajantes e paisagens, do autor cearense Emmanoel Fenelon Saraiva Câmara. A obra é resultado de 10 anos de pesquisas e começou com a pretensão de ser um guia para amigos que queriam vir a Goiás. O autor disse ainda que é importante realizar o lançamento do livro em Goiás durante um evento como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica, por se tratar de um evento de relevância e que, assim como seu livro, propaga ao mundo as belezas de Goiás.

Emmanoel Fenelon conta que a ideia do livro, de 196 páginas, nasceu por conta da paixão e do encantamento que ele tem pela cidade que visita há muitos anos. “Quis imprimir um olhar de turista, de quem vem de fora mesmo e contar as histórias de personalidades famosas da cidade”, explica ele.

O editor do livro, Anderson Batista de Melo, classifica a obra de Emmanoel como sendo um roteiro de viagens qualificado. “Este livro é o primeiro da série Caminhos do Centro, que vai retratar as histórias da região Centro-Oeste. Fico muito orgulhoso de que nossa estreia seja sobre a Cidade de Goiás”, relata.

Fonte: Agência Goiana de Comunicação

Last Updated (Thursday, 16 June 2011 18:23)

 

Cora Coralina recebeu troféu Jaburu

Cora_Coralina_PinturaO Conselho Estadual de Cultura entrega às 20 horas do próximo dia 17, no Palácio das Esmeraldas, o Troféu Jaburu, Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano para várias personalidades ligadas à área da cultura em Goiás.  Concedido  há 30 anos, o Troféu Jaburu foi entregue pela  primeira vez à poetiza Cora Coralina que residiu e fez história na Cidade de Goiás.  Fundido em bronze, o troféu é de autoria da artista Neuza Moraes e é entregue a apenas uma personalidade por ano.

Fonte: Agência Goiana de Comunicação

Last Updated (Thursday, 11 November 2010 17:15)

 

"Tivesse" ou "estivesse"?

Por Thaís Nicoleti

"‘Aquilo me deixou bem apavorada. Era como se ele tivesse voltando dos mortos’, diz ela."

Na fala corriqueira, é muito comum que se anule a diferença entre as formas “tivesse” e “estivesse”, esta última, com a sílaba inicial suprimida, reduzida à primeira. Ocorre que, no discurso escrito, em que se privilegia a norma culta, é preciso assinalar a distinção entre elas – afinal, uma pertence ao verbo “estar”, e outra, ao verbo “ter”.

O leitor poderá, a título de teste, observar à sua volta, durante um dia, quantas vezes as pessoas dizem “tivesse” ou “tivessem” no lugar de “estivesse” ou “estivessem”: “Se eu tivesse lá, eu teria dito...”, “Se vocês tivessem aqui, vocês saberiam...”. Uma dica: se, depois do verbo, vier um termo que indique lugar, use “estivesse” ou “estivessem” – afinal, alguém pode estar em algum lugar, mas não ter em algum lugar...

O problema também se verifica no futuro do subjuntivo, quando “estiver” vira “tiver”. Na letra de um antigo e conhecido samba de Luiz Américo, encontramos os seguintes versos: “Quando eu tiver / Com a minha cuca cheia de cachaça/ Te arranco dessa roda, te ganho na raça/ Te levo pra ser dona do meu barracão”. Os versos, que reproduzem a fala popular, confirmam essa tendência a confundir “ter” com “estar” no modo subjuntivo.

Abaixo, a correção da frase em epígrafe:

"Aquilo me deixou bem apavorada. Era como se ele estivesse voltando dos mortos", diz ela.

Fonte: uol

 

Quentinhas de Português! Dê o zomm e leia as dicas de português.

Last Updated (Saturday, 17 July 2010 10:17)

 

Evento cultural em Goiânia

Anotem: a prefeitura de Goiânia prepara um evento nos moldes das viradas culturais que acontecem pelo Brasil, só que com outra concepção.

Se a idéia, que já está sendo discutida pelos assessores de Cultura de Paulo Garcia, vingar, a cidade vai ter uma bela duma atividade cultural.

É esperar pra ver.

Fonte: revista hoje

Last Updated (Friday, 11 June 2010 11:18)

 

As mais recentes notícias da cidade de Goiás e região por tópicos

Tempo Agora
Últimas Notícias
Banner
Enquete
Goiás está mais carente em qual das seguintes áreas?
 
Dicionário

Internautas
Espaço dos internautas conectados. Comentários enviados ao sitedegoias.
Banner
Clique aqui e veja como deixar o seu
Newsletter

Envie seu email e receba nossos informativos.







Acessos