Notice: Undefined variable: options in /home/u465804285/public_html/plugins/system/bot_speedy.php on line 126
13º Santanada
Banner

13º Santanada

SANTANADA

Rosa Maria Santana

Vera Lúcia Santana

O que é SANTADA? É o encontro da família Santana*, realizado no mês de julho de cada ano, desde 1998. E essa idéia nasceu porque família para nós é, não só a união de pessoas ligadas pelo sangue, mas também, e muito mais, pela amizade, pelos valores espirituais que nos enlaçam. Por isso é que nos preocupamos com os problemas dos nossos parentes, que buscamos neles – parentes - o alento para nossas tristezas, o conforto para nossas mágoas e, sobretudo a força para vencer os embates. Assim, A SANTANADA é uma construção da família Santana, que a todos reúne num só corpo, num todo e que  converge cada membro para um só fim: a celebração da amizade, da fraternidade e, enfim, dos laços consangüíneos e/ou de amizade presentes em todos os participantes.

Com esse propósito aconteceu a primeira SANTANADA, no Parque Agropecuário Vale da Serra, em 20 de junho, um sábado de 1998. Programada para um dia,  foi, porém,  prolongada até o almoço de domingo, porque assim o exigiam a alegria, a emoção e a vontade de permanecermos unidos. Também aí ficaram definidos local e data do próxima festa, que aconteceria novamente em Goiás. Então, vieram as outras: a terceira, em Piracanjuba; a quarta, em Goiás; a quinta, em Piracanjuba; a sexta em Cuiabá (MT), agora com mais um dia, iniciando-se na sexta-feira; a sétima, em Ipiaçu (MG);  a oitava em Goiás; a nona em Cuiabá; a décima em Ipiaçu; a décima primeira em Itumbiara; a décima segunda em Cuiabá e, a décima terceira – 2010 - em Goiás!

Esse encontro tem sido alvo de muitos elogios por resgatar valores perdidos nessa sociedade individualista e globalizada. Até mesmo a TV Globo já reconheceu a importância da SANTANADA, cobrindo o evento por duas vezes. Exibidas, à época, em noticiários locais, as reportagens, hoje, podem ser vistas no site do youtube e no www.sitedegoias.com.br. Também o jornal O Vilaboense  reforça e intensifica, em 2010, a importância de tão valoroso acontecimento.

Consolidada na vida de cada um dos nossos parentes, a SANTANADA deste ano   reuniu cento e setenta e oito membros da família, que vieram do Distrito Federal e de  diferentes estados, como Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.O Serra das Orquídeas Hotel   Fazenda Clube viveu três dias e duas noites de muita animação porque a presença de cada um é, por si só, o motivo da festa! Mas, como se não bastasse isso, o grupo “Essência do Samba” aumentou a energia, a vivacidade e a movimentação dos participantes. Para louvar e agradecer a Deus por mais esse encontro e por todas as graças recebidas, realizamos, no sábado uma celebração ecumênica com a participação do Frei Paulo, do grupo “Renascer em Cristo”, do pastor Kleber e do cantor Gildair. Uma animada quadrilha e, para os mais e os sempre jovens, uma boate decorada no mais fashion dos estilos.

Assim é esse encontro que tem sabor de encanto. Encanto de estar com o outro, de dividir nossas alegrias e tristezas; de descobrir a realidade dele e lhe revelar a nossa; de reviver momentos passados juntos, quer fossem na infância, juventude ou amadurecimento; de relembrar que fizemos juntos: muitas travessuras, muitas brincadeiras, muitas traquinagens (muitas delas nem tão inocentes...); que sofremos juntos os problemas naturais por que passam as pessoas que se gostam; rimos juntos o riso dos inocentes, o riso dos maledicentes; sentimos prazer em estar juntos...

Esses encontros nos fazem reviver momentos que ficaram perdidos em um tempo e em um espaço irrecuperáveis, se não fossem a alegria e o prazer de estarmos reunidos, recordando-os. E nossas lembranças também trazem de volta pessoas que participaram, outrora, desses momentos felizes e que estão agora apenas em nossas lembranças e em nossos corações.  Como foi bom tê-los conosco, Paulinho, filho do Batista; Pedro Ênio, filho da Rosinata; Paulo, do Alberico e da Edinha; Joyce, da Vera; tio Chico Paim; prima Dalva; tia Valíria;  Zezé, querido mano; e vc, primo Batista.

Assim, a SANTANADA é um momento único e não uma simples festa, pois é ela que torna nossa família mais sólida, mais forte e mais unida pelos laços do amor, da amizade, do companheirismo. É ela que reforça nossa visão de que família é alento, é alegria, é festa para o nosso coração e para o nosso espírito!!!  E é por tudo isso que, no próximo ano, os parentes de Brasília, do Tocantins, do Mato Grosso, de Goiás e de São Paulo sairão do conforto de suas casas, do aconchego de suas cidades para se unirem aos de Ipiaçu, MG, os quais terão gasto energia e esforço para organizar o encontro e tornar possível a todos nós, juntos, comemorarmos a 14ª SANTANADA para celebrar, festejar e reforçar ainda mais a nossa preciosa FAMÍLIA SANTANA...

 

* Como “Santana” é um sobrenome não tão raro, há que se explicar quem são esses “festejadores”: são oriundos, na sua maioria, do estado de Minas Gerais, mais precisamente da cidade de Sacramento e adjacências. Há que se explicar, também, que um dos troncos dessa família, senhor José Joaquim Santana, nosso saudoso pai, veio com sua prole, para a cidade de Goiás, no ano de 1964, onde fixou residência.

 

As mais recentes notícias da cidade de Goiás e região por tópicos

Tempo Agora
Últimas Notícias
Banner
Enquete
Goiás está mais carente em qual das seguintes áreas?
 
Dicionário

Internautas
Espaço dos internautas conectados. Comentários enviados ao sitedegoias.
Banner
Clique aqui e veja como deixar o seu
Newsletter

Envie seu email e receba nossos informativos.







Acessos